Você já deve imaginar que a prática de Yoga traz diversos benefícios pessoais, não é mesmo? Mais estudos vêm sendo realizados nessa área, comprovando ainda mais o que os praticantes dessa filosofia já afirmavam.
Mas qual a sua relação com os jogos? O Yoga interfere positivamente o meu desempenho no gambling? É isso que vamos descobrir agora mesmo! Confira aqui, no Barra Grande Aluga.
De origem indiana, 3 mil anos atrás – ou mais –, o Yoga começou a ser praticado por diversas pessoas. Não é de hoje que se comenta os benefícios da meditação – os quais não podem mais ser ignorados.
Algumas pesquisas científicas começaram a evidenciar que a prática de yoga pode, de fato, melhorar a sua saúde – em um contexto geral – e a sua habilidade cognitiva, ajudando você a superar transtornos mentais comuns.
O estudo de Medicina Complementar e Alternativa, realizado pela National Institutes of Health, indicou que o Yoga atua positivamente no desenvolvimento físico e mental – como estabilidade, resistência, força, concentração e alinhamento corporal – de todos os seus praticantes fiéis. Essa pesquisa afirma uma interconexão entre o corpo e a mente, onde o seu corpo influencia diretamente os seus pensamentos e vice-versa.
O PhD Jonathan Greenberg, do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina Harvard, diz que o yoga reduz os distúrbios alimentares, a depressão, a ansiedade e a insônia. Ele acredita ser a chave para o autocontrole.
Com grande interesse no assunto, Greenberg entrou mais a fundo no tema. Ele descobriu que aquelas pessoas que praticam o Yoga com regularidade demonstraram uma maior sensação de bem-estar e autocontrole em diversas áreas, inclusive na de jogos de azar.
Vamos entender qual é a relação do Yoga com o seu jogo?
Um dos benefícios oferecidos pela prática frequente dessa filosofia é o desenvolvimento do autocontrole. No gambling, assim como em outras atividades, o autocontrole está entre as principais combinações para um jogo perfeito – além da habilidade, pressentimento e sorte.
É comum que algumas pessoas tenham a tendência de demonstrar ansiedade, através de sinais comportamentais. O Yoga consegue sanar tais sintomas, de acordo com a Escola de Medicina Harvard – e você vai conseguir manter a famosa “poker face” durante a rodada.
Além disso, os jogadores de gambling apresentam, geralmente, uma alteração na química cerebral através de uma mudança no balanço entre dois hormônios – amígdala e mPFC.
De acordo com o professor Joseph Kable, da Universidade da Pensilvânia, tais hormônios são responsáveis pela percepção do risco relacionado a uma possibilidade de um maior retorno financeiro. O estudo demonstrou em como a estrutura do cérebro atua diante de uma decisão de assumir riscos – colaborando na identificação de jogadores viciados.
A prática do Yoga, por sua vez, aumenta o autocontrole e mantém essa predisposição natural de correr riscos sem justificativas no limite adequado. Mais surpreendente ainda, o estudo da Neha P. Gothe, da Universidade de Illinois, mostrou que os praticantes mais experientes dessa filosofia apresentaram alterações estruturais em diversas áreas do cérebro – como hipocampo, tálamo e núcleo caudado – através de ressonâncias magnéticas que foram realizadas ao longo da pesquisa.
A pergunta que não quer calar: a prática de Yoga pode realmente tornar você um melhor jogador? Embora a resposta pareça ser simples, não é – não tanto, pelo menos.
A verdade é que isso vai depender bastante em qual tipo de jogo você costuma apostar. Aqueles que dependem muito mais de sorte a habilidade cognitiva e raciocínio, o Yoga não vai ser tão essencial assim. De qualquer forma, existem diversos jogos de cassinos que necessitam de calma e foco, deixando de lado as emoções – e é aí que o Yoga entra.
Maria Konnikova, da Universidade Harvard, é PhD em psicologia e afirma que o pôquer é um exemplo disso. Se você pretende ganhar, você vai precisar entender a psicologia do seu adversário. Por ser um jogo dominado por homens, quando uma mulher os desafia, eles perdem. Maria diz que tal atitude afronta a masculinidade deles, fazendo com que tomem decisões precipitadas – e isso pode ser controlado através do Yoga.
Essas decisões mal tomadas estão fortemente relacionadas à resiliência emocional, o que é bastante trabalhada no Yoga. Um dos degraus a ser subido, quando você pratica a meditação, é a construção de um emocional mais forte, permitindo que você siga em frente de maneira convicta.
Um estudo de 2017 indicou que aqueles jogadores que praticaram Yoga em 12 semanas demonstraram uma melhor resposta emocional em situações de estresse – afirmando ainda mais a importância do Yoga para uma melhor qualidade de vida, inclusive em suas partidas de jogo.