Yoga e saúde: o estilo de vida milenar criado pelos hindus

O Yoga vai muito além da realização de diferentes posturas. Práticas respiratórias e meditativas também estão presentes.

A seguir, conheça o Yoga tradicional, o qual originou os diversos outros tipos de Yoga. Você também irá entender sobre os centros de energia do corpo humano, o benefício do alinhamento dos chakras e os principais benefícios do Yoga.

para que serve o yoga

Para que serve Yoga: conheça o Hatha Yoga

O Hatha Yoga é considerado tradicional, o precursor dos demais tipos de Yoga. A sua atenção é voltada, principalmente, as posições realizadas durante a aula, conhecendo e respeitando o limite do corpo.

O termo “hatha” tem como significado a busca do equilíbrio entre diferentes forças, como a lunar, solar, masculina e feminina.

Durante a prática, o Hatha Yoga tem como ideia principal restaurar o equilíbrio e a harmonia do corpo. Considera-se muito importante a purificação corporal, aumentando a sua atenção a consciência, e o fortalecimento físico.

As diferentes posturas oferecidas durante uma sessão de Yoga, chamadas de ássanas, devem ser realizadas focadas em seus principais objetivos, em busca da consciência corporal e mental – como consequência, você conhece os limites do seu corpo e ainda consegue controlar a ansiedade.

Chakras: centro de energia do corpo humano

Os chakras são considerados os centros de energia do corpo, conduzindo uma estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual.

A prática física e mental que o Yoga oferece, quando realizado frequentemente, é capaz de alinhar os chakras. São 7 tipos diferentes, os quais estão distribuídos em regiões específicas de nosso corpo e relacionados as capacidades físicas e mentais de cada ser humano.

1. Chakra básico: Muladhara

Seu elemento é a terra e tem uma coloração avermelhada. Está localizado na região do períneo e é responsável pela manutenção da vitalidade, da disposição e da conexão com o mundo material.

Quando está desalinhado, resulta em desânimo, alienação e apego excessivo ao materialismo. Também pode gerar insegurança e atitudes mais violentas.

2. Chakra Sacro: Svadhisthana

Sua cor é laranja e tem sua manutenção relacionada ao sistema reprodutor, a fertilidade e aos impulsos sexuais – está localizado na região pubiana do corpo humano. Além disso, está muito associado com a autoestima e a criatividade.

Se estiver em desequilíbrio, esse chakra pode causar problemas sexuais, sentimento de impotência, falta de objetivos, ciúme, inveja e confusão. Dificulta o enfretamento dos desafios da vida, fazendo com que a pessoa deixe de viver o presente.

3. Chakra Plexo Solar: Manipura

A força de cada indivíduo está presente nesse chakra – é a morada do ego de cada ser humano.

Relacionado ao elemento de fogo e com coloração amarela, o chakra Manipura se encontra 3 centímetros acima do umbigo. É responsável pela manutenção do sistema digestório, pela energia do poder individual e pela comunicação corporal-mental.

A sua localização o permite enviar energia para todo o restante do corpo. Por isso, se ficar desalinhado, a pessoa pode apresentar comportamentos de insegurança ou, até mesmo, narcisistas.

4. Chakra Cardíaco: Anahata

É o centro das emoções – muito amor e muita sabedoria nas relações emocionais de cada um de nós. Está fortemente relacionado ao sistema comportamental e imunológico, enviando energia aos sistemas circulatório e cardiorrespiratório. Sua cor é verde e está localizado na região toráxica.

Ele é essencial para a estabilidade e confiança individual, ajudando nas questões reprimidas de cada um, assim como nas feridas emocionais. Se desalinhar, pode resultar em problemas emocionais, como repressão do amor e instabilidade emocional, imunológicos ou cardíacos.

5. Chakra Laríngeo: Vishuddha

Próximo a garganta e de cor azulada, esse chakra é o responsável por comandar a tireoide. Está relacionado à capacidade de expressão corporal e verbal – autoexpressão e comunicação.

Ao se desalinhar, pode causar dificuldades na comunicação, trazer insegurança ou, até mesmo, gerar problemas nessa região.

6. Chakra Frontal: Ajna

A representação da intuição e da mente. A sua dupla função pode gerar uma certa dificuldade em encontrar o equilíbrio. Está relacionado ao conhecimento, seja ele de objetos materiais, sentimentos ou da própria intuição.

Também é responsável pela manutenção da visão e do sistema nervoso, encontra-se na parte superior do rosto e a sua cor é branca.

A capacidade de raciocínio e de concentração é resultada do alinhamento desse chakra. Seu desequilíbrio pode causar tensão, pesadelos, acúmulo de pensamentos, excesso ou falta de sono, medo e cinismo.

7. Chakra Coronário: Sahasrara

O último chakra está no topo na cabeça, de coloração violeta. Conecta o ser humano com o mundo espiritual e a energia do universo. Sua principal função é evoluir positivamente.

Quando desalinhado, pode desencadear tristeza e falta de esperança, confusão e falta de inspiração.

A importância do alinhamento dos chakras

Por meio da prática do Yoga, é possível manter os 7 chakras alinhados e em equilíbrio. Os exercícios respiratórios, conhecidos como pranayamas, e de posturas, as ássanas, trabalham em sintonia para que o corpo encontre paz de espírito, saúde física, além da plenitude emocional e espiritual.

Os principais benefícios: para que serve Yoga?

O Yoga é um conjunto de benefícios para o corpo humano. A sua prática regular aprimora a mobilidade e flexibilidade, além do fortalecimento das articulações e da musculatura corporal devido aos ássanas.

Além disso, diversos benefícios mentais também são enxergues com a execução dos pranayamas e da meditação. Por exemplo: redução de estresse, alívio da ansiedade, melhora na concentração, sensação de relaxamento e maior consciência corporal.