A prática do Yoga é caracteriza pela presença de diferentes posturas, exercícios respiratórios e meditação. Essas variadas posições são chamadas de ássanas – ou asanas –, as quais são as grandes responsáveis pelo fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, melhora da postura corporal e do condicionamento físico, além da purificação dos órgãos internos.
Continue com a gente para descobrir mais sobre as posições de Yoga e como elas podem aperfeiçoar sua saúde em seu estilo de vida.
Shavásana, também chamado de a postura do cadáver, é um ássana muito mais complexo do que aparenta ser. Essa postura é utilizada para a realização do relaxamento total do corpo. Ela atua com a sua consciência corporal, aprimorando-a.
Você deve ficar deitado de barriga para cima, com as pernas estendidas e levemente afastadas, formando um triângulo, assim como os braços. Palmas das mãos e pontas dos pés viradas para cima e com os olhos fechados.
Durante o relaxamento, você precisa se concentrar apenas no exercício. Esqueça o que tem ao seu redor, focando apenas em você e na sua consciência corporal. Essa prática não requer muito esforço físico, mas a sensação proporcionada pelo Shavásana é incomparável.
Os benefícios são redução do estresse, combate a depressão e controle da ansiedade, diminuição da pressão arterial, melhora na qualidade de sono e na autoestima, ajuda a controlar o sistema nervoso e fornece proteção contra doenças cardiovasculares.
O Yoga conta com diversas posições - ou posturas, também chamadas de Ássanas, como vimos anteriormente. Por isso, separamos as principais para você conhecer.
Esse ássana também é conhecido como bailarino real ou postura do Shiva, melhora o equilíbrio, tonifica os órgãos reprodutores e abdominais, favorece a abertura torácica, os ombros e o peito, além de alongar e fortalecer os músculos da perna e ainda deixa a mente mais tranquila.
A postura do pombo é ideal para quem quer alongar as coxas e as costas, além de trabalhar o equilíbrio. Você abre os quadris e ainda aliviar a dor na região lombar, melhorando a sua flexibilidade.
Esse ássana traz uma maior mobilidade corporal, principalmente da região da coluna. Alonga os músculos do peito e tonifica os músculos das costas, fortalecendo seus ombros. Um senso de equilíbrio se desenvolve quando praticado regularmente, melhorando a postura. Além disso, também há uma melhora no fluxo sanguíneo, reduz os sintomas menstruais e da menopausa.
Conheça quais são os 3 melhores ássanas para quem está começando a praticar Yoga.
Também conhecida como a postura da árvore, esse ássana é bastante comum nas aulas de Yoga. Devido à sua maior facilidade de realização da postura – quando comparado aos outros ássanas –, ele é ideal para os principiantes.
Benefícios: trabalha o equilíbrio, estimula os órgãos abdominais e alonga as costas e o quadril.
Conhecida como a postura da cobra – devido a sua alusão a cobra naja –, essa postura ajuda no desenvolvimento dos chakras e dos estados mais avançados de consciência.
Benefícios: fortalecimento dos músculos dos braços e ombros, alongamento da coluna, deixa o corpo e a mente em alerta e estimula diferentes sensações, como a determinação e a coragem.
Popularmente chamada como a postura do guerreiro II, é um ássana muito energizante. Pratique-o regularmente e sinta as suas pernas e braços se fortalecerem.
Benefícios: fortalecimento muscular, estimulação dos órgãos abdominais, alongamento dos músculos adutores e abertura dos quadris.
Essas três posturas são bem populares entre as práticas de Yoga, mas também são ótimas para quem está começando. Melhore a sua concentração e seu equilíbrio, relaxando a mente e alongando o seu corpo, fortalecendo-o.
Lembre-se de sempre respeitar os limites do seu corpo. A prática regular irá fazer com que você aprimore as suas posturas progressivamente.
Os Yamas e Niyamas são as formas éticas do Yoga, onde os Yamas preservam o consumo desnecessário da energia vital, trazendo as formas de você se relacionar com o próximo, enquanto os Niyamas mostram as formas de você se relacionar consigo mesmo.