Esse ássana é bastante comum durante as práticas do Yoga. Normalmente, é realizado depois de uma sequência de posturas que exigiram uma maior força dos músculos. Dessa forma, em pouco tempo, você consegue relaxar todo o seu corpo ao realizá-lo corretamente.
Em Sânscrito, “Bala” significa criança e “Ásana” postura. Dessa forma, traduzindo esse termo para o português, nós temos a postura da criança. Isso acontece porque, ao olharmos a posição, ela remete à ideia da posição de um feto.
Interessante, não? Continue com a gente para saber mais sobre o Balásana.
Para você realizar esse ássana, você precisa se sentar com os joelhos, encostando as canelas no chão. Em seguida, você deita o seu peito sobre as suas coxas. As pernas podem ficar bem fechadas ou mais abertas e os braços pode ficar esticados para frente ou permanecer na lateral do corpo.
Observe na imagem abaixo:
Durante a realização do Balásana, você deve respirar fundo algumas vezes. Preste atenção no ar entrando e saindo de seus pulmões, enquanto relaxa todo o seu corpo na postura da criança.
Quando você realiza esse ássana, todo o seu corpo relaxa. Você consegue reduzir a fadiga e eliminar o estresse, alongando todos os músculos da frente e de trás do corpo. A postura da criança consegue estender o quadril, as coxas e os tornozelos, além de aliviar a cervical. Se você tem dor nas costas, o Balásana é ideal para reduzi-la.
Se for praticado regularmente, os benefícios dessa posição irão se tornar mais visíveis. Você pode fazer a postura da criança sempre que se sentir cansado ou quando a sua musculatura está mais tensa. Não há problemas em realizá-la várias vezes ao dia, pois faz muito bem ao corpo e à mente.
Mulheres grávidas, pessoas com problemas no joelho ou quadril ou com diarreia devem evitar essa posição. Lembre-se de respeitar os limites do seu corpo!
A prática regular do Yoga traz diversos benefícios para o corpo e a mente dos seres humanos. Os ássanas realizados ajudam a manter a saúde física, enquanto os pranayamas são focados na saúde mental.
As diferentes posições que são feitas durante uma aula de Yoga fazem com que todo o corpo seja trabalhado – fortalecendo e relaxando os músculos ao mesmo tempo. Em conjunto, você trabalha a sua respiração. Os exercícios respiratórios aumentam a sua concentração.
Essa parceria de elementos essenciais em uma prática de Yoga faz com que você aprimore a sua consciência corporal, alinhando os 7 chakras e mantendo-os em equilíbrio. Como consequência, há o afastamento das doenças físicas e mentais.
Já foram comprovados diversos benefícios da prática do Yoga na saúde das pessoas, como:
Para começar, você deve escolher um lugar que seja calmo e tranquilo – se quiser, apague as luzes para você se concentrar melhor. Na Internet, existem vários mantras para meditação. Selecione um e dê o play.
Sente-se no chão na posição de lótus – que é a mais tradicional – e feche os olhos. A partir de agora, você vai prestar atenção apenas na sua respiração. Elimine todo e qualquer tipo de pensamento que surgir e foque apenas no ar entrando e saindo pelos seus pulmões.
Ao inspirar, você deve expandir a sua barriga para frente, ao expirar, você deve contrair o abdômen. Deixe a respiração ser espontânea, mas seguir um ritmo regular. Note todo o caminho que a respiração faz, desde ao entrar pelas suas narinas, até chegar em seus pulmões.
Comece por alguns minutos e vá prolongando esse tempo ao longo das sessões de meditação. O ideal é que você a pratique regularmente. Ao finalizar, abra os olhos suavemente. Preste atenção em como você se sente e em como foi a sessão para você.
O controle mental é o primeiro passo para que você possa meditar de fato. Para algumas pessoas, pode ser mais difícil, enquanto para outras, mais fácil. Respeite o seu corpo e seja persistente, os resultados do Yoga vão aparecer e você vai conseguir alcançar os seus objetivos – tanto na aula, quanto na sua vida pessoal.