Traduzindo do Sânscrito para o Português, o termo “Surya” significa “sol”, enquanto “Namaskara” saudação. A prática regular dessa sequência de posturas que exaltam o sol permite que consigamos despertar a luz do conhecimento e da clareza dentro de nós.
É uma incrível combinação de ássanas e pranayamas do Yoga ao som dos mantras em equilíbrio. Por isso, siga com a gente para você conhecer mais sobre a saudação ao sol yoga.
Existem dois termos de saudação utilizados na cultura hindu: o Namaskara e o Namastê. O primeiro – namaskara – é mais usado para objetos ou animais, enquanto o segundo – Namastê – é utilizado diretamente com as pessoas, principalmente os praticantes de Yoga.
O termo “Namastê” tem como significado “eu me curvo diante de você” ou “minha alma se curva à sua alma”, muito usado no início e no final das aulas de Yoga.
Confira quais são os ássanas realizados durante a Saudação ao Sol em sequência:
Os movimentos realizados de maneira cíclica e repetitiva ajudam a aliviar o estresse e a restaurar o ritmo natural da respiração. Essa expansão da respiração colabora na prevenção e eliminação de doenças respiratórias e excesso de muco.
Você intensifica a força muscular e ativa a circulação sanguínea devido à realização das diferentes posturas do Yoga. Além disso, você também melhora a sua concentração, pois precisa focar na sequência de ássanas e executá-los corretamente, despertando a concentração mental.
A prática regular de exercícios físicos aperfeiçoa o sistema imunológico de cada praticante, além de aliviar dores musculares e corrigir a postura. Você vai se tornando cada vez mais flexível e com maior mobilidade corporal.
A coordenação dos movimentos também é aprimorada, sempre respeitando os limites do seu corpo. O Surya Namaskara pode ser praticado todos os dias e por todas as pessoas. Ele aumenta a taxa de metabolismo através da compressão e alongamento do intestino e dos movimentos que estimulam os órgãos abdominais – deixando a digestão dos alimentos muito mais rápida.
E, como um plus, é considerado um antidepressivo sem contraindicações. Você renasce em sua plena consciência, abandonando a escuridão da mente.
Assim como existe a Saudação ao Sol, você também pode praticar a Saudação a Lua. Da mesma forma, a segunda saudação também é realizada em coordenação com a respiração.
Sua principal diferença é o tempo de cada postura. Enquanto na Saudação do Sol os ássanas duram um pouco mais, na Saudação da Lua eles fluem mais rapidamente - as posturas também variam entre as duas saudações.
Dessa forma, consideram o Surya Namaskara como quente e estimulante e o Chandra Namaskara como refrescante e relaxante.
Como os próprios nomes sugerem, a Saudação ao Sol é recomendada fazer durante o período da manhã, enquanto a Saudação a Lua é indicada para o final de tarde. A Lua tem forte relação com as nossas emoções e estamos sujeitos a alterações emocionais conforme os diferentes ciclos da lua.
A Saudação a Lua favorece o equilíbrio dos chakras e trabalha a energia do corpo. Quem sofre de insônia, o Chandra Namaskara é um grande aliado.